A Nutrição Funcional tem uma abordagem diferenciada proporcionando um atendimento integrativo e aprofundado, focado na individualidade de sua bioquímica. Segundo pesquisas científicas cada pessoa é formada por 100 trilhões de células, sendo que 50 bilhões são renovadas diariamente e para a renovação destas células são necessários diversos nutrientes. Quando você adota uma nutrição adequada a sua individualidade, garante células, órgãos, hormônios funcionando de maneira adequada e conservando a sua boa saúde. É assim que a Nutrição Funcional age, equilibrando sua bioquímica por meio dos nutrientes ingeridos e absorvidos, proporcionando maior equilíbrio e saúde para o seu organismo.

A seleção dos nutrientes é feita por meio da identificação de sinais e sintomas característicos relacionados com eventual carência ou excesso, sempre com embasamento científico e estratégias modernas.

Assim, é possível identificar quais são os alimentos que devem participar da sua dieta e os que podem provocar desequilíbrios orgânicos e doenças. É exatamente por isso que a sua dieta pode ser boa para você, mas pode não funcionar bem para o outro, pois cada um tem suas características próprias, sua individualidade bioquímica.

Além disso, a Nutrição Funcional integra aspectos como:

– antecedentes – energia – má digestão e absorção

– sono /relaxamento – exercício/movimento – hidratação

– hábitos alimentares – relacionamento e convívio – aspectos emocionais

– mente e espirito – toxinas e desintoxicação – entre outros

Metodologia

No primeiro atendimento teremos uma conversa longa e detalhada para que eu conheça os seus objetivos, além de informações importantes sobre seu estilo de vida, sua história familiar e sua rotina diária. Dessa forma, será possível estabelecer um planejamento adequado com as metas que se pretende alcançar.

Para a melhor avaliação da composição corporal do paciente, poderei realizar Exame de Bioimpedância, além da aferição das medidas antropométricas. Analiso os exames laboratoriais, ou solicito, se for preciso.  Depois da consulta, com os objetivos e estratégias traçadas, elaboro um Plano Alimentar (cardápio) exclusivo, levando em consideração a disponibilidade de preparo e suas preferencias alimentares. A partir dai, fico à sua disposição para eventuais dúvidas.

Nos próximos atendimentos, avalio tudo o que deu certo e aspectos podem ser ajustados para que juntos possamos adequar os próximos passos. Ou seja, um trabalho individualizado e customizado, feito com muito amor, carinho, muita pesquisa e estudo também!

Adaptado de 2015 The Institute for Funcional Medicine

 

Veja alguns sintomas e doenças que podem ser atenuados com a Nutrição Funcional:

  • Comportamentais e Neurológicos: Mau humor, irritabilidade, ansiedade, compulsão alimentar, déficit de atenção e de memória, dores de cabeça e enxaquecas;
  • Metabólicas: Sobrepeso, obesidade, perda de massa magra, hipertensão, aumento do colesterol e triglicerídeos, diabetes e resistência insulínica;
  • Ginecológicos: Candidíase crônica e outros problemas fúngicos, Síndrome dos Ovários Policísticos e Endometriose;
  • Digestivos: Gastrite, má digestão, aftas, mau hálito, refluxo, azia, formação de gases, constipação, Doença de Chron, colites e diarreias;
  • Dermatológicos: Acne, eczema, psoríase, ressecamento cutâneo, dermatites e micoses;
  • Hormonais: Disfunções de tireoide, disfunções de sono, alívio de TPM – Tensão Pré-Menstrual, bem como da menopausa e andropausa;
  • Circulatórios: Retenção hídrica, varizes e olheiras;
  • Respiratórios: Rinite, Sinusite, Asma e Bronquite;
  • Imunológicas: Alergias alimentares, baixa imunidade e doenças autoimunes;
  • Estéticos: Celulite, flacidez, rugas, queda de cabelo e enfraquecimento de unhas;
  • Outras disfunções: Osteoporose, Osteopenia, Anemia, Fibromialgia, Artrose, Artrite, dores musculares, Síndrome da Fadiga Crônica, entre outras.