Cozinhar com azeite: é possível?

Cozinhar com azeite: é possível?

É indiscutível o efeito benéfico do azeite de oliva na dieta, além dos benefícios nutricionais ele agrada os mais diversos paladares.

Porém existem dúvidas na utilização deste produto em pratos que geram aquecimento. Veja agora se é possível cozinhar com azeite de oliva:

É consenso que a que a melhor forma de consumir o azeite é frio (ou “cru”), pois contém mais nutrientes e mantém suas propriedades (ele tem ação antioxidante, antienvelhecimento, anti-inflamatória, reduz colesterol tendo ação na prevenção a arteriosclerose, entre outras). No entanto, o azeite quando aquecido, pode perder seus fitoquímicos e alguns nutrientes, deixando de exercer estas funções. Mas para que isso ocorra, não é tão simples assim, o azeite só perderá suas propriedades caso atinja uma temperatura muito alta, em torno de 170 graus, o que não ocorre em um cozimento normal de arroz ou legumes por exemplo.  Isso foi relatado em um estudo no qual o azeite for exposto a menos de 160 graus, as modificações não são tão relevantes (Zribi et al., 2014; Nunes et al., 2013).

* Portanto é seguro cozinhar com azeite extra virgem, inclusive esta é uma das opções mais saudáveis para este fim.

DICA: Escolha as opções extra virgem de menor acidez, se possível orgânicas e que venham em embalagens escuras.