Uma correta higienização de frutas e vegetais pode reduzir em até 90% a carga de microrganismos que estão associados à doenças. Quer aprender um pouquinho? Vamos lá:
O primeiro passo lavar o alimento em água corrente de boa qualidade pode reduzir em até 60% da carga microbiana. Em seguida Desinfete o alimento deixando de molho por 15 minutos em água combinada com vinagre e água oxigenada na proporção de : para 1 L de água – 2 col de vinagre e 2 col de água oxigenada 3%. Essa estratégia reduz ainda mais os microrganismos podendo a chegar a 90% contribuindo assim para o controle de verminoses, episódios de diarreia, vômitos e mal-estar. O hipoclorito de sódio era muito usado para esta função, porém hoje sabe-se que o consumo crônico destas substâncias estão associadas a problemas respiratório e de tireóide.
Já para a redução dos agrotóxicos, a técnica é outra, lembrando que os pesticidas são altamente tóxicos ao nosso organismo:
– Lave as verduras e frutas em água corrente
– 10 min de molho em solução salina (1 colher de sopa de sal de cozinha para cada litro de água)
– 10 min de molho em solução com vinagre (2 col sopa ou 25ml por litro de água) por 10
– 10 min de molho em solução com bicarbonato de sódio (1 col chá ou 1g por litro de água).
Lembrando sempre que o consumo de orgânicos é a melhor alternativa!
Referências:
– Freitas Brilhante De Sao Jose, Jackline. Estratégias alternativas na higienização de frutas e hortaliças. Rev. de Ciências Agrárias, Lisboa , v. 40, n. 3, p. 630-640, set. 2017 – Mostafalou, S. & Abdollahi, M. Pesticides: an update of human exposure and toxicity . Arch Toxicol 91: 549, 2017.
– Programa alternativo de redução de patógenos – Testado pela nutricionista Renata Novoa e Dr. Eneo Alves da Silva (Biomédico, Microbiologista, Mestre e PhD em Controle Higiênico Sanitário de Alimentos)
– Wu W, Yang Y. Decontamination of aquatic vegetable leaves by removing trace toxic metals during pickling process with acetic acid solution. Journal Ecology of Food and Nutrition, Volume 50, 2011